Plínio de Arruda Sampaio lança o livro “Por que participar da política?”

A política é uma sujeira, pois os políticos são todos desonestos, só pensam em enriquecer sem se importar com o povo que representam. Praticamente dez entre dez brasileiros concordariam com essa frase e, por acreditarem nisso – não sem uma boa dose de razão – acabam se afastando da vida política do país.
Durante a última campanha presidencial, o então candidato Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) levantou diversas vezes a bandeira da necessidade da população brasileira se politizar e participar de forma mais efetiva da vida política do país e não só comparecer às urnas para votar de dois em dois anos.
Bandeira essa que Plínio, que é promotor público aposentado e mestre Desenvolvimento Econômico Internacional, transformou em livro: “Por que participar da vida política do país?”, publicado pela Editora Sarandi e lançado na última terça-feira, dia 14, na UFPR. O livro explica de forma leve, simples e objetiva o que a população perde ao se desinteressar pela política e o que ganha tentando entendê-la.
Com essa publicação Plínio consegue se aproximar do eleitor de uma maneira incomum para os movimentos políticos, estabelecendo um diálogo com o cidadão comum, que não está familiarizado com conceitos básicos de política ou mesmo com expressões muito usadas pelos partidos de esquerda, como “burguesia”, “neoliberalismo”, dentre outros.
“Por que participar da vida política” é uma leitura rápida e acessível a pessoas com um mínimo de escolaridade – que permita leitura e compreensão de texto. O livro aborda noções básicas sobre participação política, como está constituído o Estado brasileiro, presidencialismo, parlamentarismo, democracia e ditadura no Brasil, partidos políticos e o entendimento do processo político.
De acordo com Plínio, o desinteresse pela vida política é fruto de uma educação deficitária. “A despolitização se deve ao descaso da burguesia para com a educação do seu povo”, afirma. Ele disse que pretende se empenhar em contribuir para uma sociedade mais politizada, além de difundir o socialismo como solução para a desigualdade social. “Vou dedicar minha vida a criar uma força popular”, conta.
Mais fotos podem ser vistas neste link: Flickr Melissa Andreata

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s